sábado, 24 de novembro de 2007

Os Males dos Estudos Teológicos


Entendo que é muito triste como o pecado cega a mente do homem. Entretanto, por que teólogos ficam tão cegos para si mesmos (no tocante a seus pecados)?
Alguns pontos podem ser ressaltados, mas quero focalizar no tratamento excessivo que eles dão para seu intelecto. Não é nada errado estudar, mas quando se estuda pra si próprio, acumulo de conhecimento, ou para provar algo para alguém essas premissas quebram totalmente a natureza do conhecimento teológico.
A teologia foi “criada” para que o homem possa chegar mais perto de Deus através de um estudo sistematizado e ordenado, com piedade e humildade. Entretanto, o risco de se tornar um vaidoso por ter em poder esse conhecimento é enorme. O homem e sua natureza caída sempre preferirá outros caminhos que não o caminho do Senhor. Tratando-se de teologia, esse caminho “mal” é encontrado na falta de piedade e humildade no estudo não só de livros, mas principalmente da palavra de Deus.
Eu mesmo me acho estudando muito mais coisas além da palavra de Deus. Se declararmos ser esta a nossa única regra de fé e prática e não a conhecemos, como apregoaremos a mudança de caráter, como pregaremos a vida em Cristo?


“... o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor...”. 1Ts 1.3

0 comentários: