quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

MacArthur e a Psicologia


Muitos reformados têm sido afastados das verdades que crêem por conta de um integracionismo com a psicologia.

Faz parte do credo reformado a suficiência das escrituras, porém que suficiência é essa que busca complemento nos métodos humanos, que por definição estão errados (sendo o homem totalmente depravado não pode chegar ao conhecimento pleno da verdade, principalmente no que tange ao tratamento espiritual) e não são melhores do que os do Senhor.

A igreja atual tem buscado e empurrado o tratamento de seus membros para os chamados psicólogos cristãos que não chegam nem a cogitar problemas espirituais. Quem pode fazer a obra se não o Senhor? Entretanto, esses chamados psicólogos cristãos crêem em verdades diferentes. Para estes nós temos que nos ver como pessoas boas e que temos que encontrar respostas em nós mesmos.

Pra onde iremos se só o Senhor Jesus tem as palavras de verdade e vida eterna. Por que seriamos nós? Por isso deixo uma citação de John MacArthur em seu livro Nossa Suficiência em Cristo:

“Talvez pensemos que, no caso de não ser possível confiar em nós mesmos, podemos confiar em conselheiros qualificados. Mas, se não podemos extrair a verdade de dentro do nosso coração, como é que outra pessoa que também tem um coração enganoso (Jr 17.9-10) Poderá discernir a verdade sobre nós, colocando-nos num divã e nos ouvindo?”

Finalizo com a citação de Hebreus 4.12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Não vejo em nenhuma parte desse versículo que a psique humana (palavra usada no grego nesta parte) deve ser analisada pela bíblia e pela psicologia, assim como afirmam os integracionistas. Pelo contrário é uma afirmação exclusivista: Só a palavra de Deus! Não retornemos aos erros gnósticos de querer acrescentar algo à Palavra!

1 comentários:

Amanda disse...

Olá,
Meu nome é Amanda e acabo de me inserir no mundo dos blogs. Fiz isso porque estou precisando de uma ajudinha. Há tempos venho querendo dar início a um projeto de integração social. O objetivo seria promover a união entre as pessoas através da arte. Cinema, pintura, artesanato, costura, música, teatro, poesia, e qualquer outro tipo de manifestação.
Resolvi procurar nos blogs de Brasília outras pessoas que estejam afim de se juntar para iniciar o projeto e acabei atracando no seu blog. Pude ver que tem forte interesse por Teologia e talvez esteja interessado em compartilhar conhecimento. Já pensou em ensinar o que sabe para as outras pessoas? Meu blog é http://amanduarte-semova.blogspot.com

Dá uma passada lá =)
Obrigada pela atenção